sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Reflexão: História de Hoje:

O Porquê das Diferenças

     Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembléia. Foi uma reunião das ferramentas para acertar suas diferenças.
     O martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar.
     A causa ? Fazia demasiado barulho e, além do mais, passava o tempo golpeando.
     O martelo não questionou o que falavam sobre ele, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele passava o tempo enrolando, dando voltas para conseguir atingir seu objetivo.
     Diante do ataque, o parafuso não discordou do que falavam sobre ele, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos.
     A lixa acatou a crítica, com a condição de que se expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito.
     Nesse momento, entrou o carpinteiro. Juntou as ferramentas e o material e começou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso.
     Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel. Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia das ferramentas reativou a discussão.
     Foi então que o martelo tomou a palavra e disse:    
      “ – Senhores, amigos e colegas de trabalho. Há pouco tempo atrás, discutíamos sobre as nossas diferenças, cada qual reclamando e apontando defeitos nos outros. Porém, pudemos ver o excelente trabalho que juntos realizamos, em equipe, quando nas mãos do carpinteiro, que não reclamou nem criticou nenhum de nós, apenas soube usar as nossas diferenças como qualidade e não como defeitos. Assim, façamos um propósito de não julgarmos mais uns aos outros por causa das nossas diferenças. Não pensemos em nossos pontos fracos, e concentremo-nos em nossos pontos fortes e naquilo de bom que juntos podemos realizar.”
     A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar asperezas, e o metro era preciso e exato. Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria pela oportunidade de trabalharem juntos e produzirem coisas boas e excelentes pelo esforço e participação de cada um.

Para Refletir

    Pense no excelente trabalho que juntos podemos realizar, em equipe, quando nas mãos do carpinteiro chamado Jesus de Nazaré, que não costuma reclamar nem criticar nenhum de nós, apenas nos usa quando nos dispomos, convertendo nossas diferenças em qualidades.
    Não pensemos em nossos pontos fracos, e concentremo-nos em nossos pontos fortes e naquilo de bom que juntos podemos realizar.
    Só assim sentiremos alegria pela oportunidade de trabalharmos juntos e produzirmos coisas boas e excelentes pelo esforço e participação de cada um.
                                                                            
                                                                  Aquele abraço !

Nenhum comentário:

Postar um comentário